sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Sucessões Ecológicas: Divisões

Os processos de sucessão ecológica podem dividir-se em autogênica, alogênica, primária e secundária.

Autogênica
São as mudanças provocadas pelos processos biológicos próprios do sistema, são as intervenções causadas a determinado ambiente pelos seres que vivem neste mesmo ambiente. Exemplos: migração de aves, decomposição orgânica ou inclusive por evolução das espécies.

Alogênica
O oposto da autogênica. Apresenta-se como as modificações resultantes de ações de seres ou fatores abióticos externos ao sistema tratante. São capazes de afetar drasticamente as características do meio, redirecionando ao regresso (quando há o desequilíbrio, a falta de homeostase) ou progresso (quando possibilita o estabelecimento de novas espécies sem interferir na vida das já presentes). Alguns exemplos são tempestades, desflorestamentos e processos geológicos em geral.

Primária
A sucessão primária ocorre quando nenhum outro organismo colonizava a área em que se trata, ou seja, previamente o local era composto somente por matéria bruta, estéril. São os ambientes que foram formados seja por fatores abióticos ou bióticos. Alguns exemplos são afloramentos rochosos, lugares arenosos em lava vulcânica solidificada.
Exemplo de local colonizado vegetalmente através do escoamento e solidificação de lava. Retirado de https://sites.google.com/site/correiamiguel25/vulcanismo. Acesso em 6 dez. 2013.
Secundária
Já a sucessão secundária acontece quando o ambiente anterior já era povoado, podido até ter sido um clímax, que, porém, foi devastado por alterações realizadas autogênica ou alogenicamente. Percebe-se que, por ter sido ocupado previamente, possui substratos e matéria orgânica, podendo oferecer um solo fértil, pois é possível que a destruição ambiental tenha ocorrido somente superficialmente. Alguns exemplos são clareiras, locais de queimada e desflorestamento.
Sucessão primária e secundária
Queimada no Cerrado, possivelmente haverá sucessão ecológica secundária. Retirado de http://www.mundoeducacao.com/biologia/sucessao-primaria-secundaria.htm. Acesso em 6 dez. 2013.
Observação
O ser humano é uma peça principal tratando-se em todos estes tipos de sucessão, pois ele pode provocar mudanças autogênicas (quando pertence ao sistema), alogênicas (quando se aproveita de matéria de outro meio), sucessão secundária realizando a devastação ou fazendo parte dela quando se fixa e povoa um ambiente. Quando trata-se de Ecologia não fala-se somente de vegetais, de animais ou de tipos de organismos inferiores, mas sim da interação entre os seres, da integração entre eles, juntamente com a intercessão da natureza, por isso salienta-se nesta observação que através do modo de escrita aparentemente estamos falando de processos distantes de nós, que ocorrem somente com integrantes do Reino Plantae, no entanto trata-se de fatos integrando todos os reinos, o que significa que também integra os humanos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário